Para tratar o tema inclusão, além de preparo profissional, o educador deve, também, dotar de sensibilidade para incluí-la no contexto social e educacional. Sendo assim, a inserção e adaptação às diferenças poderão ser vistas de maneiras diferentes entre os alunos, pais e, também, por quem compõe o universo acadêmico. Eis um desafio a ser transposto. A inclusão, em qualquer situação ou classe social, não pode ser contextualizada como apenas um detalhe de comportamento, onde a diferença é colocada como parte de um grupo. É necessário se criar um novo comportamento dentro e fora da sala de aula. Pensando nisso, as autoras Antoniette Simão e Flávia Simão, descrevem alternativas e soluções para serem discutidas por todos no livro: "Inclusão - Educação Especial - Educação Essencial", pela Cia. dos Livros. Sinopse: A inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais exige dos educadores uma reformulação de atitudes em relação ao aluno. Ela representa um desafio para toda a equipe multidisciplinar e só poderá acontecer, de fato, no momento em que todos estiverem abertos a novos horizontes e conhecimentos, que possibilitarão a atuação de forma eficiente dentro dessa equipe. Em sintonia com esse espírito de integração, este livro nos dá a oportunidade de conhecer mais a fundo as necessidades particulares dos distúrbios mais freqüentes nessa população especial, o que possibilita uma maior adequação dos encarregados de orientar a criança que lhes foi confiada. Esta obra traz aos membros da equipe multidisciplinar o tão esperado e necessário suporte técnico sobre as várias deficiências (mental, física, visual, auditiva e psíquica) para que o objetivo proposto seja atingido: a habilidade da criança especial até seu desenvolvimento pleno e sua inserção na sociedade.