Este livro estabelece uma fundamentação teórica consistente da psicopedagia no Brasil. Apesar de práticas psicopedagógicas muito eficazes e exemplos bem-sucedidos, havia, em meados da década de 1980 quando este livro começou a ser escrito, uma falta de nitidez conceitual da pedagogia. Motivada por esta indefinição teórica e se valendo de elementos empíricos positivos, Maria Cecília buscou organizar e sistematizar a prática psicopedagógica, levando-a ao campo científico. O ponto focal desse trabalho foi a identificação do objeto da psicopedagogia, qual seja, o homem em processo de construção do conhecimento. A busca de uma fundamentacao teorica Este livro estabelece uma fundamentacao teorica consistente da psicopedagia no Brasil. Apesar de praticas psicopedagogicas muito eficazes e exemplos bem-sucedidos, havia, em meados da decada de 1980 quando este livro comecou a ser escrito, uma falta de nitidez conceitual da pedagogia. Motivada por esta indefinicao teorica e se valendo de elementos empiricos positivos, Maria Cecilia buscou organizar e sistematizar a pratica psicopedagogica, levando-a ao campo cientifico. O ponto focal desse trabalho foi a identificacao do objeto da psicopedagogia, qual seja, o homem em processo de construcao do conhecimento.A busca de uma fundamentação teórica. Este livro estabelece uma fundamentação teórica consistente da psicopedagia no Brasil. Apesar de práticas psicopedagógicas muito eficazes e exemplos bem-sucedidos, havia, em meados da década de 1980 quando este livro começou a ser escrito, uma falta de nitidez conceitual da pedagogia. Motivada por esta indefinição teórica e se valendo de elementos empíricos positivos, Maria Cecília buscou organizar e sistematizar a prática psicopedagógica, levando-a ao campo científico. O ponto focal desse trabalho foi a identificação do objeto da psicopedagogia, qual seja, o homem em processo de construção do conhecimento.