No competitivo ambiente de negócios atual a gestão da cadeia de suprimentos ocupa papel central. Os Centros de Distribuição (CDs) são, dentro dessa cadeia, peça fundamental. A boa gestão e operação logística garante ganhos de margem que diferenciam as empresas suportando planos de marketing, vendas e a operação eficiente no crescente mercado de e-commerce. Neste livro os autores, conhecidos pesquisadores e consultores internacionais, estruturam uma abordagem que orienta o projeto das instalações e da organização de CDs, desenvolvendo um estudo lógico e abrangente das funções de estocagem necessárias às novas exigências empresariais e descrevendo as grandes famílias de soluções disponíveis. Estruturado em oito partes o conteúdo informações críticas para o sucesso do projeto do CD. A parte 1 desenvolve e analisa as diferentes soluções (metodologias) de projeto de CDs adotadas no mercado brasileiro. A parte 2, detalha o projeto da parte física do CD, caracterizando as decisões necessárias (número de CDs, restrições de operação etc), os dados estáticos(famílias logísticas, artigos etc), dimensionamento estático das necessidades (volumetria, sazonalidade etc) dados dinâmicos (fluxos de chegada e saída, preparação dos pedidos etc) e dimensionamento dinâmico (cálculo do fluxo, períodos etc). O projeto das diferentes áreas funcionais do CD constitui a parte 3. Os equipamentos estáticos e móveis caracterizam a discussão da parte 4, explicitando o problema da estocagem móvel e a estocagem dinâmica, assim como as soluções de empilhadeiras e os cálculos operatórios.