Estratégias organizacionais são fundamentais nos ambientes altamente competitivos de hoje. Empresas, bem como organizações do setor público, observam a necessidade de uma lógica unificadora, que emerge do diálogo entre seus membros e também orienta suas ações. Portanto, o controle gerencial tem um impacto poderoso na competitividade organizacional graças à sua capacidade de influenciar a forma como gerente e outros funcionários pensam e atuam. Desta forma, ele deve ser bem implementado e desenhado, de forma a oferecer uma comunicação qualificada entre todos os colaboradores e gestores da empresa. A premissa apresentada neste livro é de que o principal propósito do controle gerencial é formular estratégias. Como fomenta a motivação de todos os envolvidos no processo produtivo e gerencial e, por este motivo é fundamental em uma organização, os autores - todos pesquisadores da área - notaram a necessidade de uma obra que tratasse do assunto de forma mais completa. Eles acreditam que a controladoria, quando aplicada de forma correta, tem um enorme potencial para beneficiar a empresa e se tornar um fator crítico de sucesso. Por isso, o livro é voltado tanto para gestores e controllers como para estudantes, de tal forma que beneficia a todos com conhecimentos e cases únicos e essenciais.