No mundo atual turbulento, mutante e globalizado, o uso de uma metodologia para solucionar problemas e buscar respostas é fundamental tanto na vida acadêmica, como pessoal e profissional. A metodologia científica, que se aplica essencialmente à vida acadêmica, é mais que apreender e utilizar regras de formatação e normalização de um texto escrito; é caminho, busca racional, lógica, visando ao alcance de um objetivo, solução de problemas ou respostas para necessidades e dúvidas. É competência para estabelecer planos de ação, métodos e técnicas adequados para se chegar ao propósito definido. Proposta inovadora, este livro pretende atender professores e alunos da disciplina, qual seja a de se constituir num livro-texto, adequado aos interesses, necessidades e limitações do aluno iniciante na tarefa de criar e estruturar relatos científicos; e aos professores na tarefa de programar e aplicar atividades, como seminários, questões para reflexão e debates, exercícios de fixação e estudos dirigidos. Para os alunos, será importante guia de acompanhamento da disciplina e absorção do conteúdo; para os professores, auxílio eficaz na programação e condução da disciplina. A organização deste livro contemplou duas partes, quais sejam: Parte I - Fundamentos teóricos - onde foram colocados os conceitos teóricos básicos e necessários à elaboração de projetos e trabalhos acadêmicos. Parte II - Tutorial para elaboração de trabalhos acadêmicos - onde foram detalhadas as orientações práticas para elaboração de projetos e trabalhos acadêmicos, passos para elaboração, exemplos, formulários. Após cada capítulo, foram sugeridas atividades didáticas que poderão ser utilizadas por professores e alunos na condução de seminários, dinâmicas, debates, exercícios de fixação e estudos dirigidos. Livro-texto para as disciplinas Metodologia Científica, Métodos e Técnicas de Pesquisa e Metodologia para Elaboração de Projetos de Pesquisa. Embora direcionado para a área de Ciências Sociais, este livro poderá atender, também e plenamente, a profissionais de outras áreas, na medida em que seleciona e discute aspectos de normalização de textos utilizados em todas as áreas do conhecimento, e apresenta propostas de formulários, textos tutoriais, orientações gerais sobre a elaboração de trabalhos acadêmicos.