O livro Leituras da Docência da Educação Superior pretende contribuir com os debates que estão correndo no atual momento histórico e, ao mesmo tempo, revelar os resultados de possíveis leituras, a que difentes educadores chegaram sobre dimensões específicas da docência da educação superior. Trata-se de reflexões necessárias dado aos avanços das políticas educacionais do país, da expansão da educação superior nos últimos anos, da emergência de novos problemas e desafios e da necessidade de novas contribuições de investigações sobre a educação superior. A compilação que ora vem a público, faz análises da realidade da educação superior a partir de leituras provavelmente fundada na especificidade da formação acadêmica de seus autores, o que vem enriquecer os resultados dos estudos. Os autores são pesquisadores e professores que possuem formação em áreas do conhecimento relacionadas com a educação, pedagogia, filosofia, psicologia e educação ambiental. São comprometidos e atuantes na educação superior e atuam nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Buscam, com suas pesquisas e estudos, compartilhar conhecimentos produzidos, apresentando reflexões que constituem referências relacionadas à "Pedagogia Universitária". Ao todo, a coletânea apresenta nove trabalhos, assim denominados: A sedução da "pratica" na profissionalização docente para o ensino superior: sua expressão na formação continuada de professores universitários; Desconstrução na universidade: a experiência do jogo criativo; Dimensões teórico-metodológicas da docência na educação superior: discutindo a formação profissional do psicólogo; Pesquisa na graduação: contribuições para a formação inicial de professores; Indicadores para desenvolvimento da qualidade da docência da educação superior; Contra o estresse do professor: uma proposta para a sala de aula e a gestão; Ensinar e aprender x aprender a aprender na educação superior: a formação docente ameaçada; Leituras sobre a educação ambiental no contexto do ensino superior e Estudantes com necessidades especiais no ensino superior que finaliza esta coletânea.