Este livro tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos e pedagógicos de profissionais que utilizam o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) como ambiente virtual de aprendizagem em seus cursos, sejam estes a distância ou presenciais. A intenção é levar ao conhecimento dos leitores as formas de uso e as potencialidades pedagógicas dos principais recursos, das atividades e dos blocos a partir de possibilidades oferecidas pela Web 2. O livro tem como base práticas e experiências em diferentes ambientes educacionais que, efetivamente, utilizam as tecnologias de informação e comunicação digitais tanto para construção quanto para o gerenciamento e a tutoria de cursos. Nesse contexto, a intenção é disponibilizar uma obra que ultrapasse o conceito de manual, uma vez que permita ao leitor conhecer-, à luz da Web interativa, formas interessantes e criativas para compor suas salas e os ambientes virtuais. Para que o objetivo do livro possa ser atingido, este se encontra estruturado em capítulos que mesclam teoria e prática. Assim, na introdução, são apresentados alguns dos principais conceitos referentes ao uso da tecnologia digital em educação. O Capítulo 1 aborda aspectos essenciais para a gestão tecnológica e didática do Moodle. O Capítulo 2 identifica as principais inovações da versão mais recente do software e a importância dessas modificações para o processo de ensino-aprendizagem. Nos Capítulos 3, 4, 5 e 6, o leitor pode ter acesso a sugestões para configuração de cursos e uso dos principais blocos, dos recursos e das atividades do software. No Capítulo 6, o objetivo é compartilhar informações interessantes sobre ferramentas externas que, agregadas ao Moodle, viabilizam experiências eficazes para a potencialização da aprendizagem.