Quais são os limites e possibilidades dos programas de desenvolvimento profissional, numa perspectiva institucional, para o exercício da docência na educação superior? A fim de refletir sobre esta questão, os Grupos de Pesquisa sobre "Formação de Professores", da Universidade de Brasília (UnB), e "Profissão Docente e Práxis Educativa", do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), adentraram as realidades de cinco instituições de educação superior no Brasil com a intenção de contribuir para preencher lacunas que se verificam em relação ao desenvolvimento profissional de docentes da educação superior. Reconhecendo que a natureza, a especificidade, a importância do desenvolvimento profissional docente e, mais especificamente, sua dimensão pedagógico-didática ainda são pouco compreendidas e investigadas, podemos afirmar que o presente estudo se justificou pelos caminhos que podem sinalizar rumos em direção a uma práxis formativa institucional e à criação de uma cultura pedagógica no interior das instituições de educação superior. O processo de desenvolvimento profissional de docentes é uma tarefa que não se conclui. Assim, as reflexões deste livro se direcionam no sentido de fomentar o debate e suscitar novas pesquisas. A obra está estruturada em cinco capítulos que discutem a concepção, organização e expectativas relativas aos Programas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Vale do Itajaí (UNIVALE), da Universidade de Chapecó (Unochapecó), da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade de São Paulo (USP), considerando suas possíveis contribuições no desenvolvimento profissional docente.