São cada vez mais raros, felizmente, os professores universitários que menosprezam, com orgulho e desdém, as questões pedagógicas e didácticas. O professor universitário, hoje, tem de ser um investigador que, no domínio do saber que cultiva, é capaz de construir, com originalidade e autonomia, conhecimento novo, mas tem de ser também um docente com a capacidade de comunicar aos seus alunos, com clareza e rigor e, se possível, com entusiasmo e sedução, o saber que professa. Parafraseando o sábio e prudente Horácio, diria que um professor de boa qualidade pedagógica deve tanto à natura como à ars, pois que aquela sem esta facilmente se transvia e esta sem aquela decerto se esteriliza num receituário mecânico e enfadonho.Sao cada vez mais raros, felizmente, os professores universitarios que menosprezam, com orgulho e desdem, as questoes pedagogicas e didacticas. O professor universitario, hoje, tem de ser um investigador que, no dominio do saber que cultiva, e capaz de coSão cada vez mais raros, felizmente, os professores universitários que menosprezam, com orgulho e desdém, as questões pedagógicas e didácticas. O professor universitário, hoje, tem de ser um investigador que, no domínio do saber que cultiva, é capaz de construir, com originalidade e autonomia, conhecimento novo, mas tem de ser também um docente com a capacidade de comunicar aos seus alunos, com clareza e rigor e, se possível, com entusiasmo e sedução, o saber que professa. Parafraseando o sábio e prudente Horácio, diria que um professor de boa qualidade pedagógica deve tanto à natura como à ars, pois que aquela sem esta facilmente se transvia e esta sem aquela decerto se esteriliza num receituário mecânico e enfadonho.