As populações excluídas foram constantemente retratadas nas canções de Adoniran Barbosa. Neste estudo, Francisco Rocha toma a vida e a obra do artista como pontos de partida para analisar a São Paulo dos anos 1950. Merece destaque o cotidiano urbano, com suas personagens anônimas e os sinais do “progréssio”. As fotos de Alice Brill e as relíquias do extinto museu Adoniran Barbosa ilustram a época em que viveu o criador de Saudosa Maloca, Iracema, Trem das Onze e História Paulista. Sumário Prefácio – Arnaldo Daraya Contier Apresentação Vida Urbana: Novo Paradigma da Era do Progresso Na Era do Progresso, a Era do Rádio Adoniran e a Cidade Representações da Metrópole: São Paulo – Os Anos 1950 Um Samba-Exaltação no IV Centenário Isto é São Paulo São Paulo – A Cidade que Mais Cresce no Mundo Da Cruz de Anchieta aos Blocos de Cimento Armado Histórias das Malocas Progréssio, Progréssio Viagem Costeira pela Vida dos Humildes Letra de Samba Adoniran, o Narrador da Metrópole Um Artista Afinado com as Vozes da Cidade São Paulo: Espetáculo de Riqueza e Miséria De João Rubinato a Adoniran Barbosa Os Demônios da Garoa Adoniran: O Sambista e a Arte de Narrar O Narrador A História de Iracema Um Samba Ambulante A História da Saudosa Maloca Procurando Adoniran Fontes e Bibliografia