O livro trata a pesquisa da História da Educação de uma perspectiva moderna, que leva em conta as novas fontes utilizadas pelos estudiosos da área e atualiza a definição desse campo de pesquisa, do seu objeto de estudo e das formas de produção do conhecimento na área. As autoras começam apresentando as primeiras abordagens da disciplina, sua relação com as questões específicas do campo da educação e da Pedagogia, para então chegar às modificações ocorridas nos últimos 20 anos: novos objetos, novas fontes e novos problemas. Algumas dessas novas possibilidades são então discutidas, como os estudos que incorporaram novos temas e sujeitos, como crianças, jovens e mulheres, as discussões sobre a relação educação e gênero. Tal perspectiva de análise revigora os estudos sobre a educação das mulheres e enfatiza a importância da história da educação de jovens e crianças. Além desse painel sobre o estudo da disciplina, o livro analisa os caminhos da pesquisa no campo da história da educação, discutindo a necessidade de se incluir novas fontes, e aponta para os cuidados no tratamento metodológico destas. Para ajudar o futuro pesquisador, orienta-o a lidar com essas novas possibilidades de pesquisa, como os materiais escolares, a história oral e a literatura. Por fim chama a atenção para a importância da criação e aplicação de categorias de análise por parte do historiador. Há ainda um apêndice, baseado na análise de um poema de Ascenso Ferreira. O livro atende a uma necessidade de um balanço dos estudos e pesquisas em história da educação brasileira, na perspectiva do processo de construção da memória e do conhecimento educacional e escolar, já que traz para um público maior e em processo de formação, seja como professor e/ou pesquisador, esse movimento no campo da História da Educação.