O livro é produto de atividades de ensino desenvolvidas em disciplinas do curso de Matemática (licenciatura) leitura e produção textual, educação matemática e metodologia do ensino de matemática, e do projeto Escrever bem para aprender matemática vinculado ao Programa de Apoio à Projetos de Intervenção Metodológica (PAPIM) da UFPA/Unifesspa. A história retrata Joãozinho, o garoto popular por suas perguntas inusitadas, em uma viagem ao país da Álgebra. Com leves pitadas de humor e reprodução de cenas do cotidiano da sala de aula de matemática, os professores X e Y levam o menino e os demais alunos a passeios por temas da álgebra ensinada no ensino fundamental, das expressões algébricas aos produtos notáveis; das equações às inequações. A produção do livro não foi oriunda apenas da inspiração criacionista dos autores à época, graduandos a partir de leituras de Monteiro Lobato. Sobretudo, teve como fio condutor alguns pressupostos teóricos acerca do ensino e da aprendizagem de matemática, como sobre diálogo, argumentação e aprendizagem e sobre educação algébrica. As interlocuções ocasionadas pelas perguntas de Joãozinho e seus colegas são uma excelente oportunidade a professores, licenciandos e egressos ao exercício do pensar no outro, no aluno, quando se está em sala de aula. Longe de ser um livro sobre metodologia do ensino de matemática, Joãozinho no país da Álgebra pode ser concebido como mais um material de apoio à prática pedagógica em matemática.