Por que o livro se chama Estudos Culturais para professor@s? Estaria implícito no título o entendimento de que professores e professoras - representados pelo uso do @ - precisam de uma abordagem "facilitada" e mais amena para entender Estudos Culturais? Não é essa, em absoluto, a intenção da organizadora. O título marca, apenas, um endereçamento anunciado, já que a obra traz algumas vertentes da intersecção dos Estudos Culturais com a educação, na dimensão do cotidiano, da escola e do trabalho docente. Os nove textos aqui reunidos, sob a ótica dos Estudos Culturais, procuram dialogar com o professor e a professora não apenas em sua atividade docente, mas em várias esferas que a ultrapassam. Embora todos tenhamos múltiplas identidades - gênero, profissão, idade, etnia, etc. -, sabemos como as experiências em uma delas são ou podem ser transportadas para outra. Nossa "professoralidade" é inundada pelas outras identidades, por como as vivemos e pelos conhecimentos que lhes deram forma. Não sendo uma teoria de aprendizagem, nem uma concepção pedagógica, os EC têm chamado a atenção para novas temáticas e questões que - parece - já estavam lá, entre nossos alunos e alunas, à espera de serem consideradas e discutidas por nós, professores(as). E são algumas dessas temáticas que podem ser encontradas neste livro.