Quando se fala em formação de professores por intermédio da Educação a Distância (EaD), via internet, logo surge uma série de questões. Como é possível formar professores via internet? Que abordagem pedagógica foi utilizada? Que ambiente de aprendizagem virtual foi usado? Na verdade, a EaD é recente e questões como estas são totalmente pertinentes. Este livro procura responder essas perguntas com base nos resultados do Curso de Especialização em Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com Uso das Novas Tecnologias, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A maior parte do curso foi realizada totalmente a distância, via internet, e foram 44 professores-alunos, de praticamente todas as regiões do Brasil que, durante um ano, interagiram entre si e com especialistas para poder desenvolver conhecimentos sobre o uso educacional das tecnologias da informação e comunicação, simultaneamente, desenvolvendo projetos, usando essas tecnologias em sua sala de aula e trazendo os resultados dessas experiências para análise coletiva com o grupo em formação. Os resultados podem ser considerados bons já que 35 professores-alunos foram aprovados, o equivalente a 79,54% de aproveitamento. Cada docente que atuou no curso faz uma reflexão crítica sobre seu trabalho, procurando avançar teorias e práticas de formação, mostrar que é possível fazer uma Educação a Distância de qualidade e usar uma abordagem pedagógica na direção da mudança que gostaríamos de ver na educação. Neste sentido, o futuro da EaD é bastante promissor e se coloca como uma possível solução para os problemas educacionais seculares em nosso país. Esperamos que os leitores possam comprovar esta nossa esperança!