Na opinião da autora, a ênfase excessiva em regras gramaticais e o hábito da tradicional redação semanal pouco colaboram para aprimorar a capacidade de comunicação e expressão dos alunos. Em busca de alternativas de ensino, ela conheceu a pedagogia Freinet. Daí nasceu uma experiência rica, duradoura, que é transmitida aos educadores nesta obra. O ponto de partida é o texto livre, expressão autêntica e viva dos alunos, que os estimula a escrever e expressar-se oralmente com segurança. Sem desprezar regras gramaticais nem textos de autores consagrados, a autora mostra como as técnicas da pedagogia Freinet podem ser adaptadas a diferentes situações escolares com sucesso. Tais técnicas pedagógicas - texto livre, jornal escolar, jornal falado, correspondência interescolar, festa de aniversário, biblioteca de classe, dramatizações, projetos, relatórios - bem como o método natural para o aprendizado de gramática, o ambiente de sala de aula e a postura didática, são alguns tópicos trabalhados nesta obra para ajudar professores e educadores na tarefa de ensinar Língua Portuguesa e estimular a convivência saudável.