Como o próprio título indica, o livro trata da avaliação de políticas públicas e avaliação em educação. E, mais precisamente, es elece, no início, algumas comparações entre as duas avaliações e suas especificidades e posteriormente centra seus passos no domínio da educação. O objetivo central da coletânea é contribuir para o desenvolvimento da avaliação de políticas públicas, enquanto pesquisa social e para a própria educação. Esta contribuição, de certa forma, é bifurcada e materializa-se de um lado nas questões e discussões mais amplas e a ênfase num plano mais geral, especialmente no primeiro capítulo onde alguns temas são resgatados e são ressaltadas algumas particularidades da avaliação. Por outro lado, os capítulos restantes são direcionados para a avaliação em educação, ao diversificar seus respectivos focos no ensino superior, num programa e numa medição ou teste e ampliam a atenção numa área extremamente relevante. Ao mesmo tempo, o livro expressa uma tentativa mais sistemática de vincular e interconectar os dois tipos de avaliação numa mesma coletânea, mesmo levando em conta os temas e subtemas de cada capítulo. Com isto, ganha-se, também, em amplitude. Mas além do objetivo já mencionado, é importante destacar que todos os textos constituem, direta ou indiretamente, resultados das discussões ocorridas nos programas de pós-graduação em ciências sociais e na educação da UFRN, bem como nos debates travados no Grupo Interdisciplinar de Estudos e Avaliação de Políticas Públicas (Giapp) da mesma universidade.