"Determinar a diversão e o entretenimento como prioridades de projeto de um jogo com finalidade pedagógica parecia um tanto incoerente. Mas esta decisão nasceu da percepção de que jogos de entretenimento, que divertem e entretêm seus jogadores, funcionam muito bem em ambientes de ensino e aprendizagem isto é notável no RPG e no Xadrez, por exemplo. Deste desafio, nasceu um jogo com fim pedagógico A Dama da Música que se mostrou mais efetivo que muitos jogos projetados com esse fim. Isso confirmou a percepção inicial e reforçou uma hipótese a respeito dela, motivando o trabalho apresentado neste livro. Apoiando-se fundamentalmente na ótica estruturalista da Gestalt, com Max Wertheimer e Kurt Lewin, e com o respaldo de Jean Piaget, iniciou-se uma investigação sobre casos onde a aplicação de jogos de entretenimento para fins pedagógicos produziu resultados muito acima da média dos produzidos pelos jogos educativos. Guiada pela pergunta: ""O que os jogos de entretenimento têm que os jogos com fins pedagógicos não têm?"", a pesquisa desenvolveu-se por meio do estudo detalhado de jogos educativos existentes no mercado. Realizou-se, também, uma análise do projeto A Dama da Música com a finalidade de compreender o método projetual realizado."