Educação de Jovens e Adultos da classe trabalhadora brasileira. Novos projetos e antigas disputas é mais um denso e rigoroso trabalho de pesquisas com que o Grupo EJA Trabalhadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense nos presenteia. Situado no campo crítico, o grupo proporciona reflexões sobre as particularidades das políticas de educação de jovens e adultos, porém, articuladas organicamente na totalidade das políticas públicas da educação brasileira e na natureza e dinâmica da relação social e de produção capitalistas. Condensadas nas múltiplas, velhas e novas determinações próprias de uma formação social profundamente desigual, como a brasileira, as pesquisas revelam as relações de poder nas políticas de educação da classe trabalhadora, tal como elas são, e não como se apresentam na sua imediaticidade. Com rigor conceitual e densidade teórica, o conjunto desta obra indica as contradições e mediações em aspectos fundantes das relações sociais capitalistas e, em particular, nas políticas públicas de educação da classe trabalhadora. Uma leitura obrigatória, sobretudo, para aqueles que defendem a educação pública articulada à luta por uma nova relação social e humana. Como o Grupo EJA Trabalhadores afirma: Retomar [...] a discussão sobre as possibilidades formativas de jovens e adultos da classe trabalhadora, visando a superar nosso atual padrão societário, permanece como prioridade na luta pela igualdade real que almejamos. Parabéns pela década de luta em prol da educação dos trabalhadores! Vânia Cardoso da Motta