As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), associadas a um custo mais baixo, em comparação com a modalidade presencial, proporcionaram rápida expansão e interiorização da EaD no Brasil. Apesar de estar cercado de tecnologias, o problema da evasão nos cursos EaD também é uma realidade. As perdas de alunos que iniciam, mas não terminam os cursos geram impactos acadêmicos, econômicos e sociais. Neste livro, trataremos dos fatores que motivam os alunos a tomarem a decisão de permanecer ou se evadir do curso, desdobrando-se em como analisar o perfil socioeconômico dos alunos. Apresentamos, ainda, as políticas públicas que contemplam a educação superior brasileira, o histórico e a evolução da educação no Brasil, o conceito de EaD e sua evolução, o conceito de Gestão da Permanência e seus paradigmas, permanência e evasão no ensino superior e os modelos teóricos e empíricos sobre permanência e evasão, dentre os quais destacam-se o Modelo do Processo de Abandono de Spady (...)