Recepção em Dança: o especialista e o espectador, de Isaira Maria Garcia de Oliveira tem por objetivo fazer uma reflexão e uma análise sobre Dança. Mas, sobre espectadores de dança. Sobre programadores de dança. Para isso apresenta um breve caracterização da dança na cidade de São Paulo. Apresenta em sua análise o resultado da sua pesquisa investigativa, bastante intensa e participativa, que levou quase seis anos. Nesse período foram entrevistados 259 espectadores de dança, em 67 espetáculos diferentes e além de entrevistas com os seis principais programadores de dança na cidade de São Paulo. O intuito dessa investigação, era tentar entender as relações que envolviam profissionais (especificamente programadores/especialistas em dança dos teatros/casas de espetáculos da cidade de São Paulo/SP), e seus respectivos espectadores. Para que essas relações fossem analisadas de fato, pergunta-se: O que forma público de dança realmente? Será que o espetáculo basta? Será que os outros serviços não influenciam na recepção do público? Dessa maneira, descreve-se então, como o espectador de dança percebe e reage frente aos espetáculos, através da ótica do marketing e do comportamento do consumidor de arte, apresenta-se a estética da recepção e seus códigos, bem como a ótica da influência dos serviços sobre os espectadores de dança. Qual é a hora de aplaudir em dança? O que caracteriza o julgamento e o gosto do espectador e do programador/especialista? Foram outras perguntas analisadas. Além disso apresenta-se uma comparação entre públicos de música e de dança sob a ótica da hospitalidade.Suas características similares e suas diferenças. Por tanto, a relevância desse trabalho encontra-se na atualidade do tema que apresenta. Até o momento, há dados insuficientes sobre as relações do espectador frente a espetáculos de dança, de um modo geral, bem como sobre os programadores de dança. Objetiva-se evidenciar as características comuns e as singularidades frente à opinião dos programadores dos espaços, bem como suas relações com o comportamento dos espectadores frente aos espetáculos de dança, procurando dessa maneira entender como se caracterizam os espectadores de dança. Procura-se, portanto, contribuir para o aumento das reflexões e análises sobre o assunto, bem como com referências sobre a área de entretenimento e cultura ligada à área da dança. tendo inclusive ferramentas para entender o que aproxima e o que distancia o público. Destinado pesquisadores, artistas, gestores e educadores, o livro ainda deve despertar interesse em todos os que atuam nas redes de difusão, elaboração e mediação da cultura contemporânea.