A arte contemporânea pode ser uma das principais referências em propostas pedagógicas na Educação Infantil, tendo em vista sua concepção interrogativa, crítica, lúdica, convite para que os espectadores participem das obras em pensamentos ou em ações. As provocações da arte contemporânea sugerem uma pedagogia provocativa em arte, propiciando a oportunidade de as crianças expressarem o mundo de forma crítica, sensível, buscando suas próprias respostas sobre a vida por meio de produções artísticas singulares e contemporâneas. Metaforicamente, os textos aqui reunidos podem ser considerados bagagens que possibilitarão que você, leitor, reflita sobre a potência das artes visuais e da arte contemporânea no trabalho com as crianças a partir de uma docência investigativa e inventiva. Partindo de tal pressuposto, convidamos você a apreciar as proposições presentes em cada um dos capítulos, tal como a multiplicidade de elementos que aparecem na imagem dos carrinhos na capa deste livro: reflexões teóricas, situações vividas e comentários das crianças que constituem um vigoroso diálogo travado com você durante toda a leitura. Lembramos, também, que os capítulos/bagagens podem ser ressignificados por cada educador de acordo com as suas necessidades e interesses, já que, a partir de sua prática pedagógica com as crianças nas escolas, surgirão outros elementos a compor seus próprios carrinhos.