O livro Educandos com Altas Habilidades/Superdotação: Dificuldades e Desafios no Processo de Identificação e de Inclusão vem de encontro à necessidade de subsidiar a reflexão referente ao tema. No Brasil, pesquisas com a temática em foco vêm se expandindo a partir da década de 90, estimuladas pelas políticas públicas que envolvem educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A leitura desta obra, indicada, de modo especial, aos professores, bem como aos pais e a sociedade em geral, oportuniza conhecer como se dá o processo de identificação e inclusão de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no sistema de ensino municipal de Lages SC no período de 2008 a 2014. O Decreto nº 3.298, de 07 de janeiro de 2008, e a Lei de nº 13.146, de 06 de julho de 2015, inserem a educação na perspectiva da educação inclusiva, tendo em vista que toda a pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades como as demais pessoas. A reflexão sobre a educação para todos tem início, mais especificamente, em 1948, com a promulgação, pela Organização das Nações Unidas (ONU), da Declaração Universal dos Direitos Humanos, reforçada pela Conferência de Educação para Todos, realizada em Jomtien, na Tailândia, em 1990, e a divulgação dos princípios definidos na Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: Acesso e qualidade na Declaração de Salamanca, 1994. Boa leitura! Lages, 27 de setembro de 2015 Profa. Dra. Lurdes Caron