Entre as características deste livro destaca-se a diferenciada abordagem didática. O objetivo é mostrar a real potencialidade de cada indicador de desempenho econômico e financeiro e evidenciar suas limitações à luz de diversos fatores. A abordagem assumida parte da perspectiva do usuário externo, ou seja, a análise é realizada sob a ótica de quem está fora da empresa, tendo como informações para avaliação e tomada de decisões apenas as demonstrações publicadas, como de fato ocorre na prática. O critério de análise enfatiza a interpretação dos instrumentos de análise (construção do relatório) a cada capítulo. Em termos conceituais, o livro se preocupa em utilizar nomenclaturas e normas conforme preconizam os CPCs e a Lei 11.638. Merece destaque também a abordagem sobre valuation, em que são apresentados conceitos introdutórios sobre a Gestão Baseada em Valor. O texto oferece atividades sugeridas ao professor para trabalhar os conceitos em salas de aula, fundamentadas nas Pedagogias Ativas, as quais centralizam o leitor no processo de ensino e aprendizagem. Também há comentários sobre os aspectos didáticos, fundados em teorias educacionais, que envolvem aspectos específicos de cada unidade para que possam ser explorados pelos leitores e professores no desempenho da atividade docente. A obra traz ainda exercícios para aplicação de conceitos, além de testes de concursos, exames e processos seletivos atuais. Para uma análise mais aprofundada sugere-se, após a leitura deste livro, a de Análise avançada das demonstrações contábeis: uma abordagem crítica, dos mesmos autores e editora. Livro-texto para a disciplina Análise de Demonstrações Contábeis dos cursos de graduação em Administração de Empresas, Finanças, Economia e Contabilidade. Indicado também para profissionais especialistas da área de análise de balanços.