Tenho a satisfação de apresentar a obra O CONTRATO DE AGÊNCIA BRASILEIRO E A INDENIZAÇÃO DE CLIENTELA, escrita pelo jovem e talentoso advogado André Rodrigues Parente, mestre em Direito Privado pela Universidade do Porto, em Portugal, especialista em Direito Tributário pela Faculdade Maurício de Nassau e em Ciências Jurídicas pela Universidade do Porto PT. Atualmente cursando doutorado em Direito, André Parente firma cada vez mais seu vocacionado compromisso com as letras jurídicas, revelando notáveis méritos intelectuais. Neste livro, como se depreende do título, o autor aborda tema atual, regido, no Brasil, por duplo regramento legal, porém pouco explorado pela doutrina pátria e, como tal, envolto em certa penumbra, especialmente quanto à chamada Indenização de Clientela. Daí já se reveste de grande interesse o estudo que nos traz, enriquecido por instigantes reflexões críticas e comparativas que logram envolver o leitor na dinâmica de um diálogo imaginário, que facilita e fomenta o prosseguimento da leitura até sua conclusão. O assunto é exposto de modo focado, objetivo e prático, seguindo uma estrutura científica e metodológica que proporciona crescente nitidez e profundidade adequada ao ensaio. Na primeira parte, tem-se uma breve explanação evolutiva do Contrato de Agência, seguida da conceituação e caracterização do instituto, com sua distinção em relação a figuras assemelhadas. Após, examina-se a Indenização de Clientela, sua gênese evolutiva e conceito, o que permite avançar em busca de sua natureza jurídica, segundo concepções doutrinárias distintas, germânica e francesa, que ensejam inúmeras compreensões. Neste ponto, o leitor já se vê atraído àquele mencionado diálogo imaginário com a obra, pois passa a fazer suas opções conforme convencimento próprio ao qual é estimulado, com liberdade e franqueza.