Além de seus diálogos permanentes com Piaget e Vygotsky (que, com ele, formaram o trio mais genial da psicologia do século XX), há outros motivos para o sucesso de Wallon: bem mais do que qualquer um desses, e ultrapassando até Freud nisto, foi Wallon quem lançou as bases seguras para o entendimento das complexas interações entre a emoção inicial da criança, a formação da inteligência e o estabelecimento dos laços afetivos e sociais. Neste sentido, foi o psicólogo mais completo entre todos aqueles do século passado. Indo do autismo até o egoísmo infantil, da linguagem à formação dos grupos, dos transtornos da psicomotricidade até a formação do caráter e da inteligência na criança, dos transtornos de leitura à organização psicopedagógica da escola, sua obra contribuiu muito para o esclarecimento de todos estes temas. Este livro analisa com profundidade estas contribuições e como elas brotaram de sua mente - uma mente que, assim como sua obra, era extremamente complexa em correlações entre a emotividade, a cognição e a socialização (Wallon dizia: "Sou, acima de tudo, um tímido, um doente de timidez e, tanto minha inteligência quanto as características de minha atuação social estão enraizadas nesta peculiaridade biológica"). Sua obra, portanto, foi só um mergulho genial dentro de si mesmo.