O que levou descendentes de colonos e agricultores, tradicionais plantadores de uvas, a se transformarem em enólogos e empresários da indústria do vinho no Brasil? No decorrer do século XX a indústria do vinho no Brasil passou por várias grandes crises. O que as provocou? As suas causas foram eliminadas? Quais foram os impactos da entrada e da saída no mercado brasileiro das multinacionais Martini & Rossi, Heublein, Almadén e Forestier? Quais são as estratégias das pequenas, médias e grandes vinícolas brasileiras para fazer frente ao famoso custo Brasil e à concorrência com os importados? Este livro aborda essas questões através das versões de quem está à frente das vinícolas e das entidades, e tem a responsabilidade de traçar estratégias corretas para o futuro dessa jovem indústria de 140 anos. O caminho a percorrer é longo, apaixonante e árduo.O que levou descendentes de colonos e agricultores, tradicionais plantadores de uvas, a se transformarem em enólogos e empresários da indústria do vinho no Brasil? No decorrer do século XX a indústria do vinho no Brasil passou por várias grandes crises. O que as provocou? As suas causas foram eliminadas? Quais foram os impactos da entrada e da saída no mercado brasileiro das multinacionais Martini & Rossi, Heublein, Almadén e Forestier? Quais são as estratégias das pequenas, médias e grandes vinícolas brasileiras para fazer frente ao famoso custo Brasil e à concorrência com os importados? Este livro aborda essas questões através das versões de quem está à frente das vinícolas e das entidades, e tem a responsabilidade de traçar estratégias corretas para o futuro dessa jovem indústria de 140 anos. O caminho a percorrer é longo, apaixonante e árduo.O que levou descendentes de colonos e agricultores, tradicionais plantadores de uvas, a se transformarem em enólogos e empresários da indústria do vinho no Brasil? No decorrer do século XX a indústria do vinho no Brasil passou por várias grandes crises. O que as provocou? As suas causas foram eliminadas? Quais foram os impactos da entrada e da saída no mercado brasileiro das multinacionais Martini & Rossi, Heublein, Almadén e Forestier? Quais são as estratégias das pequenas, médias e grandes vinícolas brasileiras para fazer frente ao famoso custo Brasil e à concorrência com os importados? Este livro aborda essas questões através das versões de quem está à frente das vinícolas e das entidades, e tem a responsabilidade de traçar estratégias corretas para o futuro dessa jovem indústria de 140 anos. O caminho a percorrer é longo, apaixonante e árduo.