As teorias sobre a formação dos conceitos em Ciência da Informação carecem de uma abordagem mais profunda sobre o principal objeto desta disciplina: a informação. Neste livro, é feita uma reflexão sobre essa carência a partir da estratégia de considerar o problema da definição de informação e conceito como interdependentes. Essa estratégia define o problema enquanto fenômeno (como a informação interage com a formação dos conceitos?) e não a partir dos diversos exercícios de tentar definir esses conceitos. A compreensão do problema é recolocada nos domínios-chave onde informação e os conceitos se desdobram e se complementam: o cognitivo, o social e o comunicacional. Através do cotejamento da teoria da informação com as teorias dos sistemas psíquicos e sociais surge uma visão integrada para a compreensão do fenômeno da formação dos conceitos. Neles, a informação é a articuladora desse processo através de regimes de construção do sentido que tornam interdependentes as esferas do psíquico, da linguagem e da cultura. O propósito final deste livro é subverter o senso comum segundo o qual os conceitos são derivados de uma cognição individual para recolocar a dimensão do sentido (como uma articulação sistêmica dos domínios psíquica, comunicacional e social) como geradora da cognição, dos conceitos e, enfim, do conhecimento.