Motricidade Humana: novos olhares e outras práticas à luz da Transdisciplinaridade e das Ciências Emergentes parte do pressuposto de que a Educação Física não educa corpos, mas sim seres humanos, que ali estão diante do professor, do treinador esportivo, do técnico, entre outros profissionais da área. Com base nesse pensamento original do filósofo português Manuel Sérgio, criador da Ciência da Motricidade Humana, e para nossa felicidade, um dos coautores desta obra, os autores buscam lançar novos olhares sobre o tema, desta vez, abrindo o diálogo com áreas que vêm sendo denominadas Ciências Emergentes, como a Física Quântica, a Teoria dos Campos Morfogenéticos de Rupert Sheldrake, a Teoria Integral de Ken Wilber, a Epigenética, entre outras. Desse modo, caracteriza-se pela abordagem transdisciplinar, uma vez que se abre para outras esferas do real, para além do plano material, que ainda são vistas pela ciência normal como fora de seu alcance e, portanto, marginalizadas. Ou então, (...)