Este livro congrega contribuições de professores e pesquisadores de distintas instituições que, direta ou indiretamente, estão unidos pela nobre causa da defesa de uma escola pública de qualidade para todos. Com o objetivo precípuo de contribuir para o desvelamento das políticas públicas educacionais contemporâneas e os seus desdobramentos no cotidiano escolar, bem como aprofundar o debate acerca da atualíssima, complexa e provocante temática da qualidade da escola pública, o livro se divide em três eixos, interdependentes e complementares. O primeiro eixo, com quatro capítulos, aborda desde a história das políticas educacionais brasileiras até chegar às questões prementes do direito à educação, do financiamento, do II PNE, CONAE I e II e o protagonismo da sociedade civil organizada na definição dos rumos da educação nacional. O segundo reúne três capítulos, que analisam as condições de ingresso ao magistério dos professores iniciantes, uma proposta de política de formação contínua subsidiada por um diagnóstico de estudo de análise de necessidades formativas e as políticas de desenvolvimento profissional dos docentes do Amazonas. O último eixo, composto de dois capítulos, trata da investigação de dois contextos escolares específicos, com foco na percepção de diretores sobre sua função profissional e numa experiência inovadora no trato da violência e da indisciplina escolar. Trata-se, assim, de relevante instrumento para a formação dos profissionais da educação e de rico suporte para pesquisadores e docentes interessados em debater temas centrais e candentes da educação brasileira.