A primeira metade dos anos noventa sugeriu investimentos nas formas de ensinar e aprender que revitalizassem o ensino superior, notadamente através da análise das práticas inovadoras no currículo e na sala de aula, com vistas à teorização da base dos saberes docentes, rupturantes com o paradigma dominante da modernidade. Sem abandonar essa trajetória, a segunda metade dos noventa trouxe os efeitos das políticas externas, de cunho neoliberal, definindo parâmetros únicos de qualidade, instituídos especialmente pela avaliação externa, mais propriamente pelo "provão". Percebendo o impacto dessas políticas foram direcionados os esforços investigativos na análise das repercussões desse mecanismo sobre os saberes docentes. O Grupo de Pesquisa "Ensino, Formação de Professores e Avaliação" se dividiu em oito Eixos de Análise, visando compreender a temática da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão a partir de diferentes focos e múltiplos atores. São eles: (1) a visão da literatura e dos intelectuais; (2) perspectiva institucional – pró-reitores e ForGrad; (3) visão dos professores pesquisadores consolidados; (4) perspectiva dos bons professores que não são pesquisadores stricto sensu; (5) visão dos professores iniciantes; (6) perspectiva dos estudantes; (7) perspectiva da Educação à Distância (8) visão da sociedade. Esses Eixos estruturam a organização do livro. Cada texto apresenta uma estrutura própria, incluindo alguns referenciais teóricos que ajudaram a dar consistência ao seu objeto. Nesse sentido pode ser lido de forma independente. Entretanto, todos os textos guardam pressupostos comuns e são sustentados por compreensões conceituais que foram tomadas pela pesquisa como um todo.