Diferentemente dos textos convencionais que tratam das atividades de O&M, deixando relativo vazio na pane de organização, este livro foi desenvolvido segundo um enfoque gerencial, considerando básico que os executivos e profissionais das empresas adotem a atividade de sistemas, organização e métodos como um instrumento facilitado do processo decisório, bem como das decisões tomadas e do controle e avaliação dos resultados obtidos. Dividido em quatro partes e 18 capítulos, trata inicialmente dos sistemas administrativos, partindo da Teoria Geral de Sistemas. Em seguida, aborda os aspectos dos sistemas administrativos voltados para o processo decisório e explana um modelo de desenvolvimento e implementação da estrutura organizacional nas empresas. Outros assuntos abordados no texto são: tipos de departamentalização, delegação, descentralização e centralização nas empresas, levantamento, análise, desenvolvimento e implementação dos sistemas administrativos, técnicas de representação gráfica, formulários, distribuição do trabalho, arranjo físico, análise estruturada de sistemas, manuais administrativos, desenvolvimento organizacional, atribuições do profissional de sistemas, organização e métodos. Há ainda no livro exercícios e casos que possibilitam aplicação prática do texto.