Fugindo ao propósito, talvez mais simples e menos arriscado, de oferecer ao público apenas um manual de pesquisa qualitativa em sociologia da educação, a intenção dos autores e autoras deste livro é aprofundar a discussão teórica e metodológica ensejada pela investigação e estudo de situações reais, procedimento ainda pouco examinado na bibliografia dedicada à pesquisa em sociologia educacional. Convictos da importância de restabelecer o liame entre a reflexão teórica, em que se opera a produção de conceitos, e o debate acerca da metodologia empregada no processo de elaboração de pesquisas, os autores aqui reunidos expõem algumas das questões com que se defrontaram e as soluções que puderam desenvolver no decurso de atividades determinadas e próprias de investigação sociológica. Em razão disso, a composição deste livro também pôde propiciar com proveito a possibilidade de organizar e divulgar parte de um aprendizado fruto de anos de trabalho. Sem dúvida, remanescem nestas páginas as indagações centrais da pesquisa qualitativa em sociologia da educação, que talvez atendam a resumir-se a uma pergunta principal: qual o papel social dessas investigações? Com efeito, não se pretende com esta obra cunhar soluções definitivas ou dirigir ao leitor um compêndio normativo que forneça verdades inatacáveis sobre métodos e propostas da sociologia da educação. Neste livro, predominam procedimentos adotados em situações concretas de pesquisa, questionamentos, incertezas e inquietações, pois é a partir do impasse e da controvérsia, pela conciliação de perspectivas e conjunção de esforços, que se constrói o conhecimento. Por proporcionar ao leitor um amplo quadro de exemplos, uma diversidade profícua de concepções do que seja a pesquisa sociológica no campo da educação, esta obra afirma sua condição de referência a quem, entre estudantes e profissionais, quiser empreender tentativas de investigar os processos educativos presentes na realidade da escola e nas práticas dos sujeitos sociais (alunos, professores, pais), preservando, sobre toda diferença, a liberdade intelectual que a sociologia sempre defendeu.