O livro Educação e Psicologia pelas lentes do cinema aborda questões que envolvem a relação entre Psicologia e Educação através de obras fílmicas clássicas, contemporâneas e documentários, objetivando promover a compreensão e incorporação de conceitos teóricos materializados nas histórias ficcionais ou reais representados no cinema, de forma que as imagens e emoções evocadas se constituam como um caminho alternativo para a compreensão da realidade de forma crítica. A obra, resultante do esforço coletivo de professores e acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP - Presidente Prudente, se agrega ao movimento de pensar o cinema como expressão de cultura e forma de educação. Dessa maneira, os artigos foram produzidos com a intenção de estabelecer relações diversas com a linguagem fílmica tendo como mote o convite ao debate, à incitação ao olhar crítico, ao pensar para além do encantamento ingênuo pelas histórias projetadas. Teve-se então a proposta de provocar reflexões e inquietações, acreditando que as discussões que compõem o livro poderão contribuir sobremaneira para a atuação dos professores em sala de aula, bem como, de forma geral, suscitar discussões, reflexões e críticas essenciais para o processo educativo, principalmente na escola, porque é nesse espaço que os estudantes devem ter oportunidades de vivenciar experiências significativas para a construção de sua subjetividade, de apropriar-se de objetos culturais que impulsionem à conquista das esferas mais desenvolvidas daquilo tudo que a humanidade já produziu e que engendram condições diferenciadas e qualitativamente superiores de desenvolvimento humano.