Esta obra traz à luz o debate sobre sexualidade na escola, imprescindível para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo de crianças e adolescentes, em cooperação com os pais ou responsáveis, contribuindo para a formação de cidadãos e cidadãs e a garantia dos seus direitos. Tal discussão tem fundamento nos parâmetros curriculares nacionais (pcns), 1997; lei de diretrizes e bases da educação nacional (ldb), 1996; estatuto da criança e do adolescente (eca), 1990; e em alguns documentos nacionais e internacionais dos quais o brasil é signatário. Na organização das nações unidas (onu), a sexualidade é um dos indicadores de qualidade de vida. Com profundo embasamento histórico sobre o tema, o livro nos mostra como a sexualidade foi construída ao longo dos séculos, desde os 4.000 anos a. C. Até os dias atuais; as políticas públicas implementadas no país; as garantias legais que tanto os(as) professores(as) perguntam; as concepções teóricas sobre o tema e as metodologias mais indicadas para a realização das atividades em sala de aula, com orientação para o trabalho por meio da interdisciplinaridade ou aula específica, que pode ser em oficinas pedagógicas.