Desde a década de 1970 até o final da década de 1980 do século passado, que professores, intelectuais, artistas e estudantes discutiam a importância social, cultural, econômica e política de cada Área de estudo e de pesquisa em nível superior. Fosse a Física e o Teatro, a Geografia e a Economia, a Biologia e o Jornalismo, a Medicina, as Engenharias e o Direito, Belas Artes, a Farmácia e a Veterinária, a Educação e a Educação, a Física, as Ciências da Informação e as Letras todas as áreas de conhecimento em nível superior tinham relações com a sociedade e seus segmentos ou deveriam desvendar ou estabelecer essas relações. As conexões políticas, econômicas, sociais e culturais de cada área de conhecimento com a sociedade e com os cidadãos eram explicitadas ou havia esforços para construir essas relações (avanço dos conhecimentos e qualidade de vida da sociedade e dos cidadãos). Os estudos superiores (bancados pela sociedade fossem nas instituições públicas de ensino superior, fossem nas instituições confessionais, filantrópicas, particulares ou privadas) implicavam em responsabilidades pessoais dos profissionais, dos docentes e dos discentes. Os debates minguaram. O que aconteceu? As respostas são muitas. Mas algo é urgente de ser feito: retomar os debates: foi o que o Seminário Mídia, Docência e Cidadania logrou conseguir. E estimular o debate é o objetivo deste livro.