Trata-se de um livro paradidático no qual, inicialmente, questiona-se o porquê da não existência de um componente curricular sobre a ética nos cursos de formação de profissionais da educação e, mesmo, de um código para o exercício da profissão, pois, no magistério, a ética e a moral são assuntos que devem ser tratados com seriedade. O tema é trabalhado a partir dos modernos conceitos de ética e de moral, mas do ponto de vista humano, racional e não-confessional, para verificar sua aplicação aos profissionais da educação. A competência do professor é tratada não apenas como um dever de ofício, mas como uma exigência ética e moral na sua atuação. São analisados frases e preconceitos antiéticos, antipedagógicos e até imorais não muito apropriados para o magistério, assim como princípios para um trabalho docente de qualidade e a tipologia dos professores segundo sua didática. O livro aborda, ao final, a postura ética e moral nos cursos ou programas de pós-graduação, principalmente na relação do orientador com o orientando e da banca examinadora com o mestrando/doutorando.