Java é uma linguagem de programação e uma plataforma de computação. Com ela é possível criar conteúdo para sites, jogos e aplicativos para dispositivos móveis. Muitos aplicativos e sites só funcionam com o Java instalado. Entre as vantagens dessa linguagem está a sua portabilidade. Por isso, programar em Java cria uma vantagem de distribuição de aplicativos, podendo deixar os jogos multiplataforma. O livro Java para Games - O tutorial para sua grande aventura é uma opção para programadores de games de qualificação e aprimoramento do uso dessa linguagem. Ele apresenta as técnicas necessárias para programar jogos em 2D utilizando o Java. Entre os tópicos abordados estão: definição de lógica de programação, os tipos de dados, laços de repetição, matriz e vetor, função, o que é um objeto, o que é uma classe, o construtor, o conceito de herança, as restrições, como criar classes em Java, instanciar um objeto, a inserção de comentários dentro do código, o modelo entidade de relacionamento (MER), o diagrama entidade de relacionamento (DER), a linguagem SQL, como criar banco de dados, como conectar banco de dados com Java, como inserir dados usando Java, como criar frame e canvas, o que são sprites, como habilitar o teclado, dicas de animação de personagem, o plano cartesiano, o temporizador (timer) e o código do jogo criado no decorrer do livro. No final de cada capítulo são apresentados exercícios que visam facilitar o aprendizado.