Neste volume, são apresentadas experiências com utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino Online, em Programas de Capacitação de profissionais em serviço, assim como na formação de jovens profissionais em cursos de graduação da UFRJ. Visando um maior contato com projetos de implementação de plataformas no apoio à educação Online, o LATEC/UFRJ realizou pesquisas sobre diferentes situações, como a adoção de uma plataforma de ensino online pelo consórcio das universidades públicas do Rio de Janeiro, denominado CEDERJ. A necessidade de cuidados com o acompanhamento do processo acadêmico virtual envolveu questões de ensino aprendizagem e gerenciamento administrativo. Isso exigiu a adoção de ferramentas dotadas de flexibilidade para adaptarem-se às mais diversas necessidades dos cursos ofertados. Num segundo momento, apresenta-se uma análise sobre a especificação funcional, para o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem baseado na plataforma Moodle. A importância desse estudo situa-se no fato de tratar-se de um sistema de gerenciamento apoiado num projeto de software livre e aberto, que pode ser acessado gratuitamente e modificado segundo as necessidades. A percepção da importância dos portais de informação como espaços de imersão na Internet, capazes de conectar indivíduos de diferentes níveis socioeconômicos, oferecendo informações gerais ou especializadas, sobre diferentes temas, foi um outro tema importante no percurso investigativo realizado pelo LATEC/UFRJ e apresentado neste livro.