Parte substantiva da geração de valor público - bens e serviços públicos - tem sua produção intensiva em pessoas. São exemplos a educação, a saúde, a assistência social, a segurança, a justiça, entre outros tipos de serviço. A gestão estratégica de pessoas assume centralidade ao abordar os assuntos de forma integrada, consistente com o serviço público e capaz de promover a produção de significado que facilite a apropriação dos conceitos fundamentais dessa área do conhecimento gerencial. A gestão de pessoas é abordada a partir das noções de alinhamento estratégico, do pensar as pessoas sistemicamente, da tomada das pessoas como dimensão central das organizações e da sociedade, do reconhecer as pessoas como elemento essencial e o conhecimento como recurso fundamental para a produção de valor público, e da assunção de um horizonte temporal de longo prazo para a condução dos negócios públicos. Este livro trata a gestão de pessoas a partir de três dimensões principais e articuladas: a gestão de pessoas como área da organização (visão funcional); a gestão de pessoas como função gerencial (visão de processos); e a perspectiva que deposita sobre as pessoas - os agentes públicos - o valor central da organização pública. A obra pretende contribuir para a construção de um referencial analítico para a compreensão de fenômenos transversais à organização pública. Dada a abrangência do tema, o texto não se esgota em fontes da área de gestão de pessoas ou da administração, mas adentra outros campos do conhecimento, tais como a sociologia, a ciência política, a economia e o direito, elementos que oferecem suporte conceitual para a ação gerencial. Livro-texto para a disciplina Gestão de Pessoas no Setor Público nos cursos de graduação e de pós-graduação em Gestão Pública. Obra recomendada para gestores públicos, servidores e profissionais da área de gestão de pessoas, consultores e demais interessados em temas da administração pública.