A recente evolução do comércio eletrônico e a necessidade de se pensar a proteção e a defesa do consumidor na interface comércio eletrônico (e-commerce) e redes sociais, denominada social commerce (comércio social) marcam o objetivo do autor na presente obra. Partindo de um aporte teórico transdisciplinar de inclinação sociológica, este livro enfatiza as relações entre Direito e Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC's). Entre os temas da dogmática jurídica consumerista abordados por Ricardo Menna Barreto, recebem destaque a publicidade e a proteção da privacidade e da intimidade dos internautas no ciberespaço, além dos bancos de dados e cadastros dos consumidores. Os problemas diagnosticados pelo autor trazem a necessidade de uma reinterpretação e adaptação do Direito do Consumidor, para que, sob uma perspectiva sociológica, compreenda o ciberespaço como espaço relacional na construção de redes sociais virtuais em um cenário de alta modernidade. Esta obra destina-se não apenas aos operadores do Direito, mas também aos consumidores que possuem perfis e realizam compras nas redes sociais e na Internet (social commerce). "(...) a presente obra versa sobre a necessidade de conceber, numa perspectiva crítica e transdisciplinar, a complexa realidade do comércio eletrônico nas redes sociais, articulando o Direito do Consumidor pátrio com outras áreas do conhecimento, notadamente a Sociologia e as novas Tecnologias de Informação." Prof. Dr. Ricardo Maurício Freire Soares (Apresentação) "(...) ganha o leitor e a comunidade jurídica como um todo, que poderão, a partir da publicação desta obra, contar com uma análise interdisciplinar, profunda e em larga medida inédita sobre os impactos do mundo virtual ao Direito".