Chão de signos inscreve-se no regime da palavra, o mito que funda o Ocidente. É a rememoração da palavra essencial, palavra acolhedora das vozes singulares, e ao mesmo tempo uma palavra que sonha uma casa comum. Segundo Moisés de Lemos Martins, no prefácio do livro, "Chão de signos dá conta do trabalho artesanal das palavras que ordenam o cosmos como um jardim, com proporção, equilíbrio e justiça. Trata-se de um trabalho artesanal, um ofício de poeta sobre a palavra essencial, um trabalho que percorre os lugares do invisível do visível, um trabalho de resistência, onde se estabelece o sentido da comunidade". A figura obsessiva de um jardim é em Chão de signos, mais do que uma analogia da palavra. O jardim é a utopia de "um espaço livre", arrancado, hoje, ao nosso ponto de encontro com os lugares marcados do cotidiano, "onde os jardins são artificiais, e o ar, condicionado". Nesse jardim da utopia, "o messias é a palavra", um espaço de aparição, interlocução e meditação.