"Para Jader Janer Moreira Lopes, conceber a Geografia na Educação Infantil é conceber que as crianças são capazes de ir além dos tradicionais níveis ou dimensões do espaço consolidados na história curricular brasileira, é traçar outras rotas de leitura do mundo com as crianças (e com isso rever a clássica hierarquia de uma Geografia para as crianças) e com elas sermos capazes de fazer um exercício revolucionário, pois o sentimento de realização também importa muito. As crianças envolvidas no uso de linguagem geográfica agem como artesãos que buscam, ao dividir suas novas ?leituras de mundo?, lutar para construir e compreender suas próprias interpretações subjetivas. As crianças podem e devem discordar e, mesmo que ainda não saibam ler ou escrever, não se deixam calar. Elas buscam o significado das coisas e a centralidade de suas expressões. O livro sugere que um dos aprendizados que as crianças carregam é a sensação de serem compreendidas, e isso é, sem dúvida, muito importante! (...) O texto ?flui? e contribui para nossa compreensão de como um trabalho acadêmico cuidadoso e que respeita as crianças pode ajudar professores de crianças bem pequenas a reconhecerem, em suas brincadeiras, contextos de aprendizagem. Mesmo conceitos com aparência sofisticada podem lhes ser apresentados, pois elas têm interesse em conhecer modos de vidas diferentes das suas e gostam de falar sobre isso. O leitor vai aprender muito, neste livro, sobre educação de crianças e como se podem apresentar temas de Geografia na Educação Infantil e nos anos iniciais. Vera Vasconcelos Universidade Federal do Rio de Janeiro"