Este é um gênero que combina conceito e mímesis, reflexão e narração, filosofia e literatura. Sua principal função é mostrar que a realidade não é idêntica a si mesma, que por detrás, e em meio à aparente homogeneidade do mundo pulsa um ser-outro alcançável. Nesse sentido, ele é um antídoto para nossa paralisia imaginativa, que consegue visualizar o fim do mundo mais facilmente do que o fim do capitalismo. O hibridismo formal do Denkbild presta-se bem para quem, como Richter, é perspicaz leitor de Derrida. "Imagens de pensamento" é uma das raras tentativas existentes de colocar em diálogo a Escola de Frankfurt com a filosofia francesa contemporânea. O livro é ilustrativo acerca do que tais correntes de pensamento têm em comum e do que as coloca em tensão. Trata-se de uma leitura profícua para todos aqueles interessados na relação entre literatura e filosofia, bem como no estado presente da teoria literária. O olhar verdadeiramente original de Richter sobre a Escola de Frankfurt a partir do gênero filosófico em miniatura do Denkbild é genial. Richter demonstra como o Denkbild é tanto uma manifestação de uma concepção específica e compartilhada de estética, quanto um gênero com o qual tal concepção pode ser expandida.