A obra Varejo Competitivo, vol. 19, apresenta os seis trabalhos que foram considerados os melhores entre os que concorreram ao 19.º Prêmio Excelência em Varejo PROVAR IBEVAR, promovido anualmente pelo Programa de Administração de Varejo (PROVAR), da Fundação Instituto de Administração (FIA) e do Instituto Brasileiro de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR). Diferenças entre as promessas e as realidades da Black Friday brasileira; o papel do varejo no descarte pós-consumo; as relações entre os procedimentos de recuperação de falhas e a manutenção de clientes; as formas de apreçar e sua influência no desempenho das empresas; o uso de credit scoring por varejistas de porte médio para concessão de crédito; as diferenças de consumo de roupas, por mulheres, no comércio de bairro, em lojas de ruas chiques ou em um grande shopping: todos esses temas, de interesse notório para o varejo, são analisados e comentados neste livro. A obra contempla não apenas os grandes atores do comércio, mas também as pequenas organizações. Os autores apoiam seus estudos, preferencialmente, sobre premissas quantitativas. São estudos que partem de números ou pesquisas embasados na realidade dos diversos setores varejistas e que reafirmam ou colocam em dúvida teorias e práticas em uso, ou prestes a serem adotadas. Os protagonistas podem ser centros de compra ou grandes cadeias de lojas, mas também lojas familiares únicas. Este 19.º volume da série Varejo Competitivo dá continuidade a um projeto pioneiro de publicação de artigos sobre a comercialização de produtos e serviços para o consumidor final. Apresenta trabalhos de interesse tanto para o leitor da academia ou de formação acadêmica, quanto ao leitor que atua profissionalmente na área. Esta obra tem muito a dizer tanto para o grande como para o pequeno varejista.