Este trabalho é estruturado a partir dos resultados de pesquisas científicas desenvolvidas por integrantes do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática vinculado à Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOSTE, criado e cadastrado no CNPq no ano de 2002. Tal grupo de pesquisa tem recebido apoio financeiro, para o desenvolvimento de suas pesquisas, da Fundação Araucária e da Unidade Gestora do Fundo Paraná. As pesquisas, cujo desenvolvimento e resultados são apresentados e discutidos neste texto, tiveram origem em projetos estruturados e avaliados institucionalmente e, em sua maioria, desenvolvidos por meio de parcerias estabelecidas com grupos de pesquisa de outras universidades, como exemplo, o LaPEF/USP. O foco central dessas investigações, e, por consequência, da presente coletânea, é a formação docente na área de Ensino de Ciências e Matemática, abrangendo reflexões acerca de elementos vinculados às políticas e às práticas de formação inicial e continuada, concepções e representações de professores com origem em elementos culturais pouco abordados nos processos formativos, além do relato sobre a integração de professores em momentos específicos de formação. Neste sentido, as problemáticas abordadas nos sete capítulos que constituem o livro são uma rica fonte de consultas.