Procedimento indispensável para conhecer de que forma o mercado está avaliando a capacidade futura da empresa de gerar fluxos de caixa que lhe possibilitem receber taxas de retorno acima do custo de oportunidade, o tema da avaliação de empresas tem crescido em importância num cenário globalizado e cada vez mais competitivo e despertado interesse nas áreas acadêmica e empresarial. Por parte de investidores, pelo que representa em termos de orientação em suas estratégias de compra e venda de ativos, e por parte de proprietários de negócios, já que a valorização do preço de mercado da empresa está diretamente relacionada à maximização da riqueza dos proprietários. A valorização de mercado da empresa, uma das principais metas da administração financeira, tem se mostrado diretamente vinculada ao risco de sua atividade operacional, situação financeira, idoneidade e expectativas quanto ao comportamento dos fundamentos do mercado. Ao explicitar a inter-relação entre essas variáveis, a obra aborda detalhadamente metodologias e procedimentos para calcular o valor de mercado das empresas, concentrando-se predominantemente na análise qualitativa do negócio, focada na composição e desempenho da administração, carteira de produtos/serviços, carteira de clientes, carteira de fornecedores, concorrência, fundamentos de mercado etc.