Muito tem-se pesquisado sobre a eficácia de programas em edu­cação socioemocional que buscam a promoção de saúde mental de­senvolvidos no contexto escolar com resultados bastante positivos. Neste sentido, esta obra traz uma rica compilação de experiências realizadas pela autora, acadêmicos de um curso de psicologia e edu­cadoras de uma rede municipal de educação com crianças da edu­cação infantil e ensino fundamental. Nesta obra o leitor irá encontrar: Fundamentação teórica contemplando a temática das emoções, o conceito de inteligência emocional, alfabetização emocional e educação socioemocional. Descrição do desenvolvimento emocional na primeira e segunda infância, bem como sobre as necessidades e os benefícios de auxiliar a criança a aperfeiçoar a autoconsciência sobre seus es­tados emocionais, o manejo de suas emoções e impulsos pertur­badores e desenvolver a empatia e o altruísmo. Relato da experiência da autora com a formação de professoras de educação infantil sobre educação socioemocional para crianças na segunda infância com o objetivo de torná-las facilitadoras das in­tervenções junto às crianças. Com ênfase, são apresentadas muitas atividades que as professoras desenvolveram com as crianças. Exposição da experiência da autora e acadêmicos do curso de Psico­logia em um projeto de promoção de saúde por meio da educação socioemocional desenvolvido com estudantes do ensino funda­mental. Descrição completa das oficinas do projeto envolvendo temáticas como o bullying, preconceito, papéis de gênero, agres­sividade, impulsividade, assertividade e forças pessoais. Texto adaptado da introdução contida nesta obra.