A obra apresenta a pesquisa de doutorado da autora, que investiga a formação inicial do professor de História. Os sujeitos da pesquisa eram estagiários na finalização de seu curso de graduação. Os dados foram colhidos em uma instituição privada de ensino superior, em Porto Alegre, onde a pesquisadora lecionava a disciplina de Prática de ensino. A partir dessa disciplina, fornecendo orientações individuais ao acompanhar os planejamentos de ensino, as aulas de estágio e a realização dos relatórios, foram selecionados estudos de caso para análise na tese. O foco dos planejamentos dos estagiários concentrou-se na problematização dos conteúdos de História e em comparações espaço-temporais, como oportunidade de realizarem tomadas de consciência das relações espaço-temporais e da própria ação, bem como de reconstrução do conceito de tempo-histórico. A Epistemologia Genética de Jean Piaget é a teoria que dá suporte às análises. Evidenciou-se possibilidades de mudança nos métodos de ensino, na qualidade das aprendizagens tanto dos estagiários quanto dos alunos de ensino regular, na perspectiva da compreensão da História e não da simples memorização de fatos e datas.