A necessidade de modificar a maneira de encarar o processo ensino-aprendizagem constitui um dos requisitos fundamentais em qualquer nível de ensino e é imperativo que deva estar presente não somente nos aspectos que se referem ao conhecimento como também aos fatores psicológicos, pedagógicos, antropológicos e holísticos que constituem o Ensino de Ciências. Por esse motivo, deve ser visto sob um enfoque dialético que rompa com os esquemas tradicionais para que possam responder às exigências do objetivo deste ensino, desenvolvendo habilidades investigativas que hão de servir na formação de um sujeito crítico, autônomo e consciente. O livro que ora apresentamos é fruto de um estudo apresentado no III Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas em 2008. São experiências ricas que buscam mostrar um novo olhar sobre o Ensino de Ciências. Um olhar pautado na aprendizagem significativa dos estudantes e coerente com a realidade de nosso contexto amazônico. Não é um Manual de Receitas, são relatos de novas tendências, propostas alternativas, no Ensino de Ciências. É evidente que esta proposta está baseada na aplicação de toda uma combinação de métodos, uns mais antigos, outros mais novos, mas que tragam ao processo ensino-aprendizagem um caminho que possa contribuir e elevar a qualidade de ensino assim como o nível científico dos estudantes de nossas escolas.