Este livro mostra que a Orientação Educacional vai muito além do ensinar (aprender) para buscar (promover) nas raízes do aluno o principal foco do seu trabalho, as melhores condições não só para ele aprender o que foi ensinado mas também, com o seu saber e fazer, para que ele nos possa ensinar o que devemos aprender em termos de lhe proporcionar melhores condições de uma educação de qualidade. Ele discorre também sobre as necessidades da escola atual impondo ao orientador educacional novas "práxis", novo olhar para o orientando, sua família e seu contexto de vida. Em tempos de "modernidade líquida", a escola vem se transformando em um ambiente que transpassa aspectos pedagógicos, pois, apesar da complexidade da sala de aula, ela é, muitas vezes, o ambiente mais estruturado na vida de crianças e adolescentes. Hoje, vive-se a urgência do orientador educacional nas escolas. Vive-se uma política educacional equivocada quanto à composição da equipe de gestão da escola. Em meio a tantos equívocos, pode parecer uma utopia, mas acreditar é preciso quando se quer mudar, transformar e buscar novos horizontes. Por isso, avante orientadores educacionais, o momento urge!